terça-feira, agosto 25, 2015

Dengue e Leishmaniose em bebe

Oi oi gente. 

Vim conta um pouco do meu desespero pra vocês.

Meu bebe tem 6 meses e foi assustador pra mim esse diagnóstico.
Uma colega ja havia me contado do falecimento da filha de um médico devido a dengue que ela adquiriu com 8 meses.
Então quando o pediatra me anunciou eu fiquei muito aflita.
Ao chegar em casa eu procurei casos de dengue em bebes e me tranquilizei um pouco. Porque vi que isso foi um acontecimento um pouco isolado e que muitos bebes passaram por isso(afinal a onda desse maldito mosquito esta forte) e superaram no fim do ciclo da doença. 
Lógico que da muita dor no coração de ver seu filho passando por isso, ainda mais com apenas 6 meses e você não tendo muito o que fazer pra isso cessar. O jeito mesmo é monitorar como esta a criança. Da o medicamento para reduzir a febre e muito líquido para manter a hidratação. A partir do 5º dia da doença as plaquetas começam a subir e se inicia o tempo de recuperação no ciclo. Porem essa doença se estende em ate 10 dias. Após o fim das idas e vindas da febre, começam a surgir manchas avermelhadas pelo corpo todo e duram cerca de 2 dias ate desaparecerem e finalizarem o ciclo. Em bebes podem levar ate 4 semanas para estarem 100% novamente. Já diagnósticado com dengue, hidratei bastante meu bebê e via que era bem persistente os sintomas.    Resolvi entao leva-lo ao hospital pediátrico. Lá com novos examos o médico constatou anemia além das plaquetas baixíssimas, isso ja gerou suspeita de outro diagnóstico. No dia seguinte já internado, pela manhã foi refeito o exame de sangue e as plaquetas estavam em 72.000 apenas, o médico sabiamente requisitou sangue para uma transfusão (o que fez muita diferença) e corremos atrás de exames mais especificos. No mesmo dia foi confirmado leishmaniose viceral no meu pequenininho. Foi um susto. Mas o alivio chegou ao saber que era o diagnóstico correto para tratar dele e eliminar a doença.
O tratamento foi custiado pela Secretaria da Saúde com Anfotericina B, fiquei um pouco mais aliviada ao ver o organismo dele reagindo para a melhora e saber que finalmente ele estava melhorando. Foram cerca de 30 dias angustiantes. Todo cuidado na prevenção é essencial. Tanto para a dengue como para a leishmaniose. 
Os mosquitos dessas doenças sao diferentes e gostam de ambientes diferentes. Nao basta só nao deixar agua parada porque o mosquito causador da leishmaniose viceral adora matéria orgânica, folhas em decomposição e frutos.

Mesmo com o nosso zelo no quintal de casa é complicado quando a vizinha não faz a parte dela e o bairro em geral. Então vão minhas dicas para o cuidado pro seu bebe não ser mais uma vítima desses malditos mosquitos! 

Medidas preventivas para o bebê:
Eu nem preciso falar pra você cuida do seu quintal e não deixa água parada e nem matéria orgânica, pois é assim que o mosquito prolifera, certo?(pularemos essa parte)

Mosqueteiro
Primeira coisa que eu fiz e recomendo foi comprar mosquiteiro pro berço(mas óbvio que nao é 100% de solução para o seu problema)

Eu sei que existem para carrinhos também, se voce não achar na sua cidade procure na Internet.

A verdade é que mesmo o médico recomendando eu passear com meu bebê em parques(para bebê é ótimo ter contato com a natureza), eu tinha muito receio e fui apenas uma vez justamente com medo do maldito mosquito.


Matar todos os mosquitos à vista
Todo mosquito que você ver ao redor, não se tranquilize até mata-lo. Não importa se é apenas pernilongo ou mosquito de luz.

Eu deixei alguns passar por me achar paranoica, mas hoje vejo que todo o cuidado que podemos fazer é valido nesse caso. Um bebe tem muito menos imunidade que nós afinal.


Diminuir a exposição de pele do bebê
Deixe de preferência o pequeno sempre com meias, calça comprida e body de manga longa(se sua região não for tão quente e abafada).

Repelente
Os médicos recomendam que a aplicação de repelentes na pele de bebês seja feita só após os 6 meses. Existem repelentes com composição específicas para bebê e é muito importante observar isso, pois deve ser sem álcool e hipoalergênico.


Citronela na limpeza da casa
É um produto encontrado em mercados e casa de limpeza, que deve ser utilizado diariamente na sua casa e em volta dela. Ele é diluído na água que for usada no momento de limpeza do piso. O cheiro a princípio é forte, mas suas narinas começam a nem percebe-lo. Sei que dá um certo trabalho fazer isso todos os dias. Mas aqui em casa tenho notado a diferença.

Eu tenho usado também um inseticida nas paredes específicos para mosquitos, citronela no piso e ao sair ao ar livre para passeio, passo um repelente maravilhoso da Huggies que deixa o Davi perfumado e protegido.
Eu fiz um vídeo no canal falando um pouco da doença pra alerta, assista e compartilhe nas suas redes sociais.

Essas são minhas dicas pro baby de vocês e lembre-se de cuidar de si mesma, afinal você precisa estar bem pra cuida bem do pequeno(a).

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta pra deixar um feed back, assim sei quais estilos de post vocês gostam mais.